domingo, 29 de abril de 2007

MICRO AULA EDC 270 QUINTA FEIRA

ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM


APRENDER É A ATIVIDADE QUE O CÉREBRO SABE FAZER MELHOR. É, NA VERDADE, UMA CONDIÇÃO DE SOBREVIVÊNCIA NA VIDA ANIMAL E, OBVIAMENTE, ENTRE OS HUMANOS. ENTÃO PORQUE PARECE TÃO DIFÍCIL APRENDER NA ESCOLA?

· ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

· (AULAS EXPOSITIVAS E DISCUTIDAS BOA IDÉIA OU PÉSSIMA IDÉIA?)


· ARTICULAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES CONTEÚDOS


· DIFERENTES ATIVIDADES NO TRABALHO PEDAGÓGICO

· APRENDER PROCESSO DE REORGANIZAÇÕES
(ENSINO FRAGMENTADO OU ARTICULADO?).

· A MESMA ATIVIDADE PROPOSTA A TODOS OS ALUNOS
(RELÓGIO BIOLÓGICO X PROSSEGUIMENTO DO PLANEJAMENTO)

· CRIAR CONDIÇÕES FLEXIBILIZANDO TEMPO, CONTEÚDO, ORGANIZAÇÃO DE ENSINO.
(PROJETOS DE ATIVIDADES HABITUAIS, ATIVIDADES INDEPENDENTES, ARTICULANDO - SE AO LONGO DO TRABALHO.).


UM DOS GRAVES PROBLEMAS QUE AFETAM O SISTEMA DE ENSINO É A SUA INCAPACIDADE PARA COMPREENDER A DIVERSIDADE DE FATORES PESSOAIS QUE ESTÃO IMPLICADOS NAS APRENDIZAGENS. APESAR DOS PROFESSORES RECONHECEREM QUE CADA ALUNO APRESENTA-SE NA ESCOLA COM UM CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS ÚNICAS QUE INFLUENCIAM O SEU PERCURSO ACADÊMICO (TEMPERAMENTO, CARÁTER, INTELIGÊNCIA, ESTILO COGNITIVO, EDUCAÇÃO, OBJETIVOS, EMOCIONALIDADE, COMPORTAMENTO, ETC.) HÁ, POR PARTE DA ESCOLA, UMA ENORME DIFICULDADE EM RESPONDER AOS DIFERENTES "ESTILOS DE PESSOAS" QUE ENCHEM AS SALAS DE AULA.

Nenhum comentário: